reforço no caixa

Conselho da UFSM aprova cobrança em cursos de especialização

18.386

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas/Diário

Em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aprovou uma resolução que permitirá à universidade a cobrança de mensalidades por cursos de especialização, modalidade tecnicamente chamada de pós-graduação lato sensu. O que hoje a UFSM ainda não faz, diferentemente do que ocorre na UFRGS, que já gera receita própria com tal medida.

Diretor da Ulbra confirma venda de unidades , mas diz que alunos e professores não sofrerão impacto

Por 25 votos favoráveis e 23 contrários, o CEPE - que é um órgão deliberativo e consultivo da instituição e que trata sobre assuntos referentes ao ensino - deu sim para que a pauta siga sendo viável de ser executada. Agora, antes de ser efetivamente colocada em prática, o tema será, por fim, apreciado junto ao Conselho Universitário. A tendência é que, na metade final de dezembro, os conselheiros apreciem o assunto.

Escola Aracy Barreto Sacchis tem eleição para equipe diretiva suspensa

Durante a análise, integrantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e de setores sindicalizados se opuseram à medida, que, inclusive, tem o respaldo do Supremo Tribunal Federal (STF). Se vier a passar junto ao Consu, a UFSM será a segunda universidade pública do Estado a cobrar taxas e mensalidades pelo oferecimento de cursos de pós-graduação lato sensu, aqueles que têm caráter de especialização e, ao final, dão direito a um certificado. A probabilidade é que já para 2022 a cobrança passe a valer.

À reportagem, integrantes da reitoria revelaram que a estimativa é que, ao menos, 20 cursos voltados às áreas da saúde, administração, engenharias e gestão sejam contemplados com a captação de recursos com a cobrança dessas pós.

Ainda na década passada, em 2009, a UFRGS passou a cobrar por cursos de especialização. À época, a instituição conseguiu uma liminar no Supremo que permitiu que os alunos paguem mensalidades nas especializações.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: mais de oito mil candidatos realizam a prova do Enem neste domingo em Santa Maria

Próximo

Diretor da Ulbra confirma venda de unidades , mas diz que alunos e professores não sofrerão impacto

Educação